A evolução da escova de dente

Atualmente, o mercado de escova dentais é formado por milhares de marcas, modelos e versões do produto, atendendo aos diversos segmentos existentes, desde as mais tecnológicas com materiais de ponta, às escovas biodegradáveis em bambu e cana-de-açúcar, pensando na sustentabilidade do planeta. Entretanto, nem sempre foi assim.

A origem exata dos instrumentos mecânicos para limpeza dental é desconhecida. No entanto, o ato de limpar os dentes é algo tão antigo quanto a própria civilização, com registros datados de até 3500 anos antes de cristo.

Ao longo da história, diversos métodos foram utilizados para higiene bucal, como a utilização dos dedos, mastigação de haste de madeira macia, toalha áspera de linho fino, palitos de ouro, entre outras.

Haste de madeira usada para higienizar os dentes

A escova de dentes mais antiga de que se tem notícia foi encontrada numa tumba egípcia de 3 mil anos a.C. Era um pequeno ramo com ponta desfiada até chegar às fibras, que eram esfregadas contra os dentes. Ao longo da história, as escovas tornaram-se um privilégio das classes sociais mais abastadas, sendo consideradas verdadeiras obras de arte, com cabos ornamentados por metais e pedras preciosas.

O modelo mais parecido com a que temos hoje foi criado na china em meados de 1.400, que se baseava em pedaços de ossos, marfim ou varas de bambu, nos quais pelos de animais (principalmente javalis, cavalos e porcos) eram amarrados como cerdas.

Somente em 1780, na Inglaterra, uma escova ganhou produção em massa. A peça foi criada pelo comerciante William Addis, que se inspirou numa vassoura para criar o objeto após passar algum tempo na prisão. Ele substituiu o pelo de javali por crina de cavalo, entre outros pelos, e também diversificou os modelos. Sua marca, Wisdom, existe até hoje.

Apesar de todos os esforços para tornar o produto popular, o uso da escova de dente começou a tornar-se mais acessível apenas após a revolução industrial. Porém, elas só ficaram realmente conhecidas após a Segunda Guerra Mundial, quando muitos soldados entraram em contato com os diferentes modelos e fizeram da higiene bucal um hábito, espalhando-o pelo mundo

As cerdas de origem animal foram utilizadas em muitos países até 1938, quando os populares fios de nylon foram introduzidos no mercado pela empresa DuPont. A primeira dessas escovas foi batizada de ‘escova de dente milagrosa do Doutor Oeste’. Posteriormente, em 1945, o dentista Dr. Robert Huston fundou a empresa Oral-B e patenteou a primeira escova de dente com cerdas suaves e arredondadas de nylon.

A essa altura você deve estar curioso para saber como o creme dental entra nessa história, não é mesmo? Então fica de olho em nossas redes que esse é assunto para um outro post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *