A importância da manutenção preventiva em autoclaves

Seja em um consultório odontológico, estúdio de tatuagem, salão de beleza, consultório de podologia ou clínicas de tratamento estético, a autoclave é, sem dúvidas, um dos principais equipamentos para a realização da atividade de forma segura, tanto para profissionais como para pacientes/clientes.

Falhas no processo de esterilização, ou até mesmo a parada repentina do equipamento podem causar grandes prejuízos, além de impedir a realização da atividade, muitas vezes, por diversos dias.

Além disso, realizar manutenção somente quando a autoclave apresenta defeito pode aumentar o preço do reparo, uma vez que isso pode comprometer também outros componentes, sendo necessário a substituição.

Por isso, manter uma rotina de manutenção é essencial, inclusive, para maior vida útil do produto.

Manutenção de autoclave

A frequência, e tipo de manutenção, varia de acordo com cada fabricante, mas é imprescindível seguir as orientações do manual do proprietário para que não perca a garantia.

Basicamente, podemos dividir a manutenção de sua autoclave em três grupos:

  • Limpeza e conservação – São os procedimentos adotados pelo proprietário, no local de uso, de acordo com a utilização;
  • Manutenção preventiva de autoclaves – processo realizado por técnicos especializados, em laboratórios/oficinas, programadas periodicamente.
  • Manutenção corretiva: realizada a partir da constatação de defeitos, erros, danos ou instabilidade do aparelho.

 Limpeza e conservação

Tão importante quanto realizar as manutenções – com profissionais qualificados – é limpar o equipamento regularmente de forma correta. Pensando nisso, trouxemos três dicas simples, mas que auxiliam na correta utilização e higienização do aparelho.

  • Use somente água destilada para realizar o ciclo de esterilização
  • Internamente: limpe diariamente bandejas e câmara da autoclave com esponja macia, detergente neutro hospitalar e água destilada
  • Parte externa: limpe diariamente com pano macio, água e detergente neutro

Para limpezas mais profundas, como de componentes internos, entupimentos, e etc.., é necessário a mão de obra de um especialista.

Manutenção preventiva de autoclaves

Como o nome sugere, esse é o tipo de manutenção que deve ser realizada para inspeção do equipamento, regulagens e troca de peças com maiores desgastes, com o objetivo de manter a plena capacidade de funcionamento do aparelho e identificar falhas que comprometam o processo de esterilização.

Entre os principais processos desse tipo de manutenção estão a troca de borrachas de vedação, limpeza de tubulações internas, regulagem dos sistemas de pressão e temperatura, etc.

A grande vantagem desse tipo de manutenção é a possibilidade de programar quando será feita, de acordo com sua disponibilidade e sem comprometer o atendimento do estabelecimento.

Manutenção corretiva

Sem dúvidas, esse é o pior cenário. A necessidade de uma manutenção não programada no aparelho impede o profissional de realizar suas atividades, muitas vezes, por um longo período.

Quando um equipamento chega na assistência com defeito, é necessário uma bateria de testes para identificar as causas do problema e avaliar os procedimentos necessários. Na maioria das vezes, isso não é realizado na hora, e dependerá da demanda da oficina.

Além disso, dependendo do modelo do equipamento – principalmente se estiver fora de linha – pode não haver peças disponíveis no momento, sendo necessário encomendar, o que acaba aumentando, e muito, o tempo do reparo.

Ficou com alguma dúvida sobre a periodicidade ideal de manutenção de sua autoclave, ou sobre os procedimentos adotados em cada caso? Nosso time de especialistas está disponível para sanar todas elas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *