A preocupação com bem-estar físico, e mental, no local de trabalho não é tema recente, mas não à toa, ganha cada vez mais espaço na odontologia. Atualmente o dentista é um dos profissionais mais suscetíveis a doenças ocupacionais devido a sua postura de trabalho. Estima-se que cerca de 85% dos profissionais sentem – ou já sentiram – algum tipo de dor relacionada ao exercício da profissão, com destaque para áreas como ombros, região cervical e região lombar.
A má utilização dos equipamentos e a falta de postura na realização de algumas tarefas podem interferir na saúde geral do dentista, mas isso muitas vezes passa despercebido no dia a dia.
Por isso hoje vamos falar do mocho, um equipamento que pode fazer toda a diferença na saúde e bem-estar do profissional.
Ajuste do mocho
O ambiente de trabalho de um dentista é composto por uma vasta gama de equipamentos e mobiliários, além do ambiente em si. E a combinação adequada de todos esses fatores torna-se um desafio, haja vista uma busca constante por um bom campo visual de trabalho diante do paciente, somado à necessidade de alcance dos instrumentos a serem utilizados. Nesse cenário, o correto ajuste do mocho é essencial para o desenvolvimento das atividades de forma correta, sem comprometer a saúde.
A altura do mocho deve permitir que um profissional, com variação de estatura de 1,50 m a 1,80 m, possa sentar-se corretamente, isto é, com o fêmur paralelo ao solo. Isso permitirá que a circulação de retorno (hemodinâmica) se processe naturalmente, sem risco de compressão das safenas. O encosto do mocho também deve proporcionar ajustes de altura e profundidade.
Mocho tipo sela
Atualmente, existem algumas marcas que oferecem o mocho em forma de sela de cavalo, o que força o equilíbrio e a melhoria da postura do dentista. Com o assento tipo sela, as vértebras lombares são posicionadas de forma correta, há menos pressão sobre artérias e vasos sanguíneos e diminuição do esforço sobre as articulações.
Benefícios do uso do mocho sela
- Distribuição harmônica na pressão arterial.
- Relaxamento de ombros e pescoço.
- Alívio na pressão sobre as articulações.
- Melhora na distribuição de oxigênio e nutrientes ao corpo
- Postura corporal correta com alinhamento na coluna
- Alongamento abdominal