Nos consultórios odontológicos, o exame radiográfico é uma das principais ferramentas que auxiliam o dentista na elaboração do diagnóstico, e essencial na maioria dos tratamentos.
O exame de raio-X é o precursor dos exames de imagem. Desde então, graças aos recorrentes avanços tecnológicos, vem evoluindo a cada dia, ficando cada vez mais preciso e eficiente.
Os antigos aparelhos, que chegavam a ocupar uma sala inteira, deram lugar a equipamentos portáteis, ultramodernos e seguros. Você conhece os benefícios do raio-x odontológico portátil? Então confere esse post que fizemos para você!
Qualidade
Se sua dúvida é como um equipamento pequeno e leve pode ser capaz de fornecer a mesma qualidade que aqueles equipamentos robustos, pode ficar tranquilo, pois a resposta está na tecnologia. Da mesma forma que os primeiros computadores ocupavam prédios inteiros e eram capazes de executar apenas tarefas extremamente simples (menos do que uma calculadora atualmente) e hoje temos na palma da mão – literalmente – equipamentos com recursos inimagináveis até poucos anos, o mesmo acontece com os aparelhos de raio-x. Seu porte reduzido não compromete sua função, pelo contrário, por serem digitais, oferecem recursos que facilitam ainda mais o seu uso, como por exemplo, no controle do tempo de exposição, ajustes e configurações de acordo com o tipo de paciente, de dente ou modo de radiografia, entre outras.
Segurança
A dose de radiação proporcionada pelos emissores portáteis é muitas vezes inferior aos equipamentos estacionários. A tecnologia de fabricação dos produtos permite uma concentração do feixe de Raio X muito focada, com nada ou quase nada de fuga para além da área colimada. Além disso, toda a estrutura do equipamento é tratada para que não haja fuga de radiação para as mãos do operador.
Testes, com o uso de dosímetros, demonstram que o uso de emissores portáteis por longos períodos é seguro. Entretanto, se o operador estiver exposto ao emissor diariamente, realizando diversos exames por dia, a recomendação é que tenha os mesmos cuidados que outros modelos de raio-x.
Praticidade
Devido ao seu tamanho reduzido, semelhante a uma câmera fotográfica profissional, não ocupa espaço no consultório e pode ser facilmente manipulado e operado, conseguindo assim melhores resultados.
Instalação e manutenção
Equipamento não requer nenhuma infraestrutura especial ou instalação. Não necessita nem mesmo ponto de energia, visto que possui bateria interna de lítio.
Além disso, não requer baritar a sala. Em virtude de o produto ser portátil a legislação vigente não abrange esse tipo de equipamento, o que facilita a questão burocrática para iniciar as atividades. Mesmo assim, nossa recomendação é sempre consultar empresas especializas e órgãos reguladores locais para orientações.
Outro ponto é quanto à facilidade de manutenção. Por ser portátil, pode facilmente ser levado até a sua assistência técnica autorizada, não necessitando que um técnico vá até o local para fazer o reparo.
Compatibilidade
Esses equipamentos são compatíveis com o uso de sensor digital, placa de fósforo e filme radiográfico.
Ficou com alguma dúvida, ou quer conhecer melhor esses equipamentos? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas.