Como escolher a cor do equipamento odontológico

Quando um dentista decide montar seu consultório ou clínica, uma das primeiras coisas que começa a idealizar é como será a decoração do local e as cores do seu tão sonhado equipo.

Pode até parecer uma decisão simples, mas definir as cores para o consultório odontológico é mais importante do que se imagina. Isso porque as cores têm o poder de influenciar diretamente a percepção que os pacientes têm de você e do seu consultório. Mesmo inconscientemente, nós escolhemos produtos e serviços por conta de suas aparências e pelo impacto que eles representam.

Além disso as tonalidades que serão utilizadas no ambiente podem passar as mais diferentes mensagens e sensações, como transmitir segurança e tranquilidade, por exemplo.

Por isso, conferia nossas dicas para não errar na escolha da cor do seu equipo.

Psicologia das cores

Se te perguntassem se você já escolheu algum produto, serviço ou até mesmo algum local pelas cores o que você diria? Mesmo que sua resposta seja não, muito provavelmente você já faça isso diariamente sem nem mesmo perceber.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, sobre o que mais influência na escolha de um produto, teve como um dos principais destaques:

  • 93% dos entrevistados elegeram a aparência visual como o mais importante;
  • 80% declararam que a cor aumenta o reconhecimento da marca, e conseguinte, a confiança do consumidor.

Esses fatores inconscientes, são objetos de estudos há muito tempo. A psicologia das cores, por exemplo, é um campo de estudo que busca compreender como o cérebro humano reconhece as tonalidades captadas pela retina e que tipos de sensações, emoções e desejos cada uma dessas cores é capaz de despertar.

Esse conhecimento já é amplamente utilizado em áreas como artes visuais, moda, publicidade e, inclusive, arquitetura e design. A definição das tonalidades que serão utilizadas é feita a partir dos desejos que se pretende criar.

Cores na odontologia

Você já viu acima que determinadas cores são utilizadas propositalmente no rótulo de alguns produtos para chamar atenção para as vendas. Da mesma forma, as cores para os consultórios odontológicos também não são escolhidas de forma aleatória.

Muitas pessoas têm medo de dentista, e isso acaba se expandindo também para o ambiente do consultório odontológico. Por isso é muito comum nos depararmos com cores que simbolizem confiança, solidez, tranquilidade, acolhimento, relaxamento, bem-estar e humanização, nesse tipo de ambiente.

Quando pensamos em consultório odontológico, automaticamente algumas cores passam pela nossa cabeça: azul, verde e branco. Além disso, o marrom e o cinza costumam ajudar a compor a decoração.

Significado das cores

Agora que você já sabe a importância das cores, e o impacto em seu consultório, vamos entender melhor o que cada uma delas significa e/ou transmite:

  • Azul:  Em geral, traz a sensação de tranquilidade, harmonia, relaxamento, confiança e profissionalismo.
  • Verde: O verde está bastante associado à saúde, tanto é que a cor mais utilizada em hospitais, depois do branco. 
  • Branco: O branco também é uma cor muito utilizada na área da saúde por representar serenidade, pureza, paz e luz. Quando utilizado em ambientes, podem trazer a sensação de calma, limpeza, aconchego e leveza.
  • Marrom: Tons terrosos como marrom, castanho remetem a natureza e, por isso, transmitem aconchego, conforto, seriedade, integridade, segurança e estabilidade.
  • Cinza: Por ser uma cor mais neutra, sua utilização transmite aspectos como profissionalismo, responsabilidade, elegância, sofisticação, inovação e modernidade.
  • Rosa: Comumente associada ao universo feminino, a cor rosa é muito utilizada por profissionais mulheres ou até mesmo por odontopediatras. Transmite ternura, ingenuidade, sabedoria, beleza e sensibilidade. Além disso, remete a cuidados estéticos.
  • Laranja: Por ser um tom quente e de forte personalidade, está associado a energia, vitalidade, alegria, força, criatividade e espontaneidade.
  • Roxo: Transmite a mensagem de riqueza, luxo, sofisticação, sabedoria, criatividade, cura, proteção e dignidade.
  • Preto: Expressa elegância, força, sofisticação, credibilidade e poder.

Como escolher a cor correta da cadeira odontológica

Além da mensagem que você deseja passar, como vimos acima, é importante também considerar seu público-alvo. As cores escolhidas para uma clínica pediátrica por exemplo, serão diferentes de um consultório de alto padrão voltado para o público adulto.

Em geral, para o público A-B, opta-se por cores mais brandas ou neutras, como por exemplo branco e cinza. Já para o público C-D, cores mais alegres, como verde e azul.

Já para quem atende um público misto, que contemplam jovens, adultos e idosos, por exemplo, o mais interessante é apostar em cores neutras e tons mais claros.

Outro ponto importante é que o excesso de determinadas tonalidades pode sobrecarregar o ambiente e causar um efeito indesejado. Por isso, evite misturar duas ou mais cores fortes. O ideal é associar uma cor forte com um tom leve ou até mesmo neutro (branco ou cinza).

Agora que você já sabe tudo sobre as cores, e o que elas representam, qual seria a escolha para o seu equipo? Conte para a gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *