Desde o início da pandemia do Corona Vírus, no início do ano passado, a preocupação com a desinfecção, tanto de objetos quanto de ambientes, vem crescendo de forma vertiginosa em todo o mundo. Entre as diversas soluções utilizadas, uma tem ganho destaque: a desinfeção por radiação ultravioleta, ou luz UV-C, como também é conhecida popularmente.
Mas afinal, o que é UVC?
Para entendemos melhor o que é radiação ultravioleta, é preciso retornar aos tempos de escola e lembrar das aulas de física, quando aprendemos que a luz é uma onda e as diferentes cores, por exemplo, são vistas por nós porque têm comprimentos de onda diferentes. Lembra? A região entre 280 e 220 nm é denominada UV-C e é conhecida pelos seus efeitos bactericida e germicida. A luz ultravioleta (UV) é a luz invisível aos seres humanos, pois seus comprimentos de onda estão abaixo da luz visível
Esterilização por UV-C
Essa radiação elimina vírus, bactérias e outros micro-organismos porque consegue penetrar nas células desses patógenos e tem a capacidade de destruir não só o RNA do vírus, mas também o DNA. Também há evidências de que os raios ultravioletas podem danificar os aminoácidos e proteínas que protegem o vírus ou permitem que ele se ligue e infecte uma célula hospedeira. Essa tecnologia é usada há mais de um século para esterilização de hospitais, aviões, escritórios, fábricas e água – onde seu uso começou. Ela é fundamental para higienizar água potável, pois alguns parasitas são resistentes a desinfetantes químicos.
Esterilização do ar e superfícies
A eficiência da utilização de equipamentos germicidas UVC é comprovada por diversos especialistas. É uma técnica que vem sendo amplamente estudada e utilizada em soluções diversas com segurança em hospitais, clínicas odontológicas, escritórios comerciais, fábricas e outras instalações comerciais e residências em todo o mundo há mais de 70 anos. Não à toa, todas as principais associações internacionais de engenharia, (Ex. ASHRAE, CIE, IEC, IES, ABILUX) e diversas instituições de saúde pública e segurança do trabalho (Ex. CDC, OSHA) orientam o uso de sistemas de UV-C no combate à pandemia.
Empresas como a Odontobras, oferecem soluções para ambientes profissionais e domésticos. A esterilização do ar do ambiente fechado é realizada através do fluxo de ar forçado fazendo com que este passe várias vezes pelo interior da câmara irradiada com ultravioleta tipo C germicida, mantendo o ambiente com grau de esterilização mínima de 90% bem próxima a 100%.
As infecções, como a causada pelo Corona Vírus, ocorrem por patógenos transportados pelo ar que se espalham pelas superfícies, pisos e equipamentos, quando pessoas contaminadas tossem ou espirram. Os sistemas utilizando irradiação UV-C reduzem esses micro-organismos ao interceptá-los efetivamente no ar e/ou ambiente.
A radiação não permanece no ambiente após a utilização
Só há emissão de radiação UV-C enquanto o processo estiver em operação. Uma vez cessado a fonte não há permanência da radiação no ambiente, desta forma, a radiação UV-C não prejudica os ocupantes nem equipamentos ou móveis.
Não existe possibilidade de resistência por conta de variações e mutações
Diferentemente de alguns produtos, com a radiação ultravioleta C não existe nenhuma probabilidade de um micro-organismo criar resistência e sobreviver ao contato com as ondas ultravioletas.
Uso seguro e ecológico
É um método confiável e ecológico, pois a adição de produtos químicos não é necessária, o que torna o seu uso seguro para pessoas e animais até mesmo em ambientes fechados.
Instalação simples e fácil manuseio
A maioria dos equipamentos que utilizam essa tecnologia são de fáceis instalação e manuseio, não sendo necessário mão de obra especializada ou infraestrutura específica.
Para saber mais sobre soluções de desinfeção e esterilização, consulte nosso time de especialistas