Entre as diversas ferramentas utilizadas pelo profissional em seu dia a dia, o contra-ângulo é uma das peças de mão fundamentais para a realização de diversos procedimentos, devido a sua versatilidade. Por isso, hoje falaremos tudo o que você precisa saber sobre esse equipamento.
O que é o contra-ângulo odontológico?
Como dissemos acima, o contra-ângulo odontológico é uma peça de mão, em geral, revestida por um corpo metálico que é acoplada ao micro motor, formando o que chamamos de caneta de baixa rotação, ou simplesmente baixa rotação.
Para que serve o contra-ângulo odontológico?
Utilizado principalmente em acessos cirúrgicos, o instrumento pode ser usado para realização de preparos cavitários, profilaxia, trabalhos em prótese, desgastes de esmalte e dentina, e até mesmo desgastes ósseos e perfurações.
Graças ao seu sistema de transmissão, apoiado em rolamentos de alta precisão, possuí baixo nível de ruídos e alta durabilidade, sem perda de potência.
Tipos de contra-ângulo odontológico
Atualmente, existe uma grande variedade de tipos de contra-ângulo disponíveis no mercado, destinados a diferentes funções e procedimentos específicos.
Dentre os modelos mais utilizados, podemos citar:
- Contra-ângulo 1:1 PB – indicado para acesso cirúrgico em locais mais restritos – facilitado por seu ângulo – para procedimentos de corte, perfuração e desgaste ósseo em pequenas cirurgias. É um material leve e silencioso, que atinge ainda baixas velocidades, auxiliando na fixação de brocas odontológicas;
- Contra-ângulo 16:1 TR – é o ideal contra-ângulo para implante dentário, perfuração e desgastes ósseos, contendo principalmente diferentes níveis de torque;
- Contra-ângulo 1:5 LED – são recomendados para procedimentos que necessitam de desgaste de esmalte, dentina resina, metal e porcelana em alta velocidade.
- Contra-ângulo redutor 16:1 PB – foi desenvolvido para atender principalmente procedimentos de desgaste ósseo, perfuração, colocação de implantes e aperto de próteses.
Cuidados e manutenção do contra-ângulo
Assim como os demais equipamentos do consultório, o correto manuseio, limpeza e manutenção da peça irá garantir seu funcionamento adequado e uma maior vida útil do aparelho.
Entre os principais cuidados está o correto transporte e armazenamento da peça, evitando impactos, umidade e temperaturas excessivas.
Para a limpeza, não utilize palhas de aço e produtos abrasivos. Limpar a parte externa com álcool 70% ou outros desinfetantes que não possuam bases ácidas. Nunca submerja o aparelho.
Além disso, é preciso lubrificar regularmente a peça com produtos específicos.
Caso tenha alguma dúvida sobre como proceder, ou a peça apresente qualquer anomalia em seu funcionamento, leve-a imediatamente para seu técnico de confiança.