A desinfecção, dos mais variados objetos, em locais como hospitais, laboratórios, clínicas, consultórios odontológicos, salões de beleza e até estúdios de tatuagem e piercing é obrigatória e essencial para segurança de profissionais e clientes/pacientes, evitando a transmissão de doenças como hepatites, HIV e micoses, por exemplo.
Para isso, tanto a autoclave como a estufa de esterilização são ótimos meios para realizar a desinfecção desses itens, porém, existem algumas diferenças entre elas.
Você sabe a diferença de autoclave e estufa? Então confere esse post que fizemos para você!
O que esterilização?
A esterilização é o processo de erradicação ou morte de todos os tipos de formas de vida microbiana, como esporos bacterianos, que são altamente resistentes, e vírus da superfície dos instrumentos. Esse processo pode ser feito de diversas formas, como irradiação UV, filtração, química e principalmente, por meio do calor, vapor e pressão, em equipamentos como autoclave e estufa.
Autoclave
Uma autoclave é uma espécie de câmara de pressão em forma de vaso. Para eliminar os microrganismos, a autoclave usa temperatura, pressão e umidade, desnaturando as proteínas estruturais e também suas membranas.
A esterilização por autoclave é o método mais antigo e o mais utilizado em equipamentos cirúrgicos ou processos de desinfecção e esterilização de recipientes, tubos de plástico e pontas de pipeta em laboratórios. Dentre eles, podemos citar pinça, alicate, tesoura, utensílios odontológicos, palitos de aço e muito mais.
Estufa de esterilização
A estufa de esterilização realiza a desinfecção através do calor seco. Dessa forma, é possível eliminar os micro-organismos através da oxidação, que promove a desidratação celular. Existem alguns tipos de estufas de esterilização, cada uma com características específicas voltadas a determinadas áreas.
Diferença entre estufa e autoclave
Como visto acima, a principal diferença entre os equipamentos é seu processo e modo de funcionamento: enquanto a autoclave utiliza do calor, pressão e umidade para eliminar os microrganismos, a estufa utiliza o calor seco. A autoclave funciona como uma panela de pressão, com uma trava que impede sua abertura durante o procedimento. Já durante o processo de esterilização, se a porta da estufa for aberta, o ciclo é zerado, sendo necessário que ela fique de 1 a 2 horas com sua porta totalmente fechada.
Fique de olho
O uso de estufa para esterilização de materiais odontológicos ou quaisquer produtos para saúde não é permitido no Brasil pelo fato desse equipamento ser passível de apresentar pontos frios, resfriamento da temperatura por abertura da estufa durante o ciclo e ausência de controle da manutenção do tempo de exposição ao calor seco.
Além disso, tanto a autoclave quanto a estufa precisam estar em bom estado, com a manutenção em dia, condições de acondicionamento e distribuição de cargas adequadas em sua câmara interior, além da verificação da eficiência de esterilização por indicadores químicos e até biológicos, de acordo com a recomendação dos fabricantes.
Ainda tem alguma dúvida sobre autoclave e estufa? Deixei sua pergunta nos comentários.