Nas mais diversas áreas, os avanços tecnológicos buscam sempre tornar os trabalhos – principalmente manuais e/ou repetitivos – mais rápidos e precisos. E na odontologia, não é diferente.
Aos longos dos anos, diversas tecnologias foram desenvolvidas e hoje fazem parte da rotina dos consultórios, como localizadores apicais, sensores de raio-x, membranas L-PRF, entre outros. Nesse cenário, uma das principais inovações, e tendência para os próximos anos, é o scanner intraoral.
Como é feito o escaneamento intraoral?
O scanner intraoral é um equipamento inovador, pequeno e de fácil manejo. Basicamente, ele transforma a arcada do paciente em um desenho digital 3D. O equipamento faz uso da tecnologia conhecida como sistema CAD/CAM. O nome são as siglas inglesas para Computer-Aided Design/Computer-Aided Manufactoring. Elas significam, respectivamente, desenho auxiliado por computação e manufatura auxiliada por computação.
Na prática, o escaneamento e os sistemas associados a este equipamento permitem realizar várias simulações de tratamentos ortodônticos, o que ajuda nas escolhas e tomadas de decisão. Além disso, os modelos digitais podem ser impressos em impressoras 3D, se tornando um modelo físico de trabalho.
Vantagens do uso do scanner intraoral
O scanner intraoral apresenta inúmeros benefícios ao paciente e profissional. Entre as principais vantagens, podemos citar:
- Fácil utilização;
- Maior precisão e eficiência do que métodos tradicionais;
- Incômodo mínimo para o paciente;
- Melhora considerável na logística entre profissional e protético.
- Maior segurança biológica.
Scanner intraoral já é realidade no mercado
Os centros de radiologia foram pioneiros na adoção do escaneamento e dos modelos digitais na Odontologia. Atualmente, o scanner intraoral é o principal meio de conversão da clínica odontológica para trabalhar com Odontologia 3D.
Muitos especialistas apostam que em algum momento nos próximos anos, toda clínica odontológica precisará ter um meio de leitura digital dos dentes e das arcadas dos pacientes.
Com a evolução do scanner intraoral e o seu crescimento no mercado de Odontologia, é possível optar por um modelo mais adequado para as necessidades do consultório. Em relação ao custo desse sistema, é possível encontrar variação entre marcas. Por isso, é preciso fazer um comparativo entre as opções e verificar o melhor custo-benefício para você.