Consultórios bem equipados oferecem mais segurança a quem procura serviços dentários, seja para a prevenção periódica ou tratamentos mais complexos. Em ambos os casos, o ultrassom odontológico faz toda a diferença.
Dentre os vários instrumentos tecnológicos que estão surgindo no mercado nos últimos anos, pode-se destacar os aparelhos de ultrassom, que têm trazido cada vez mais benefícios para a odontologia. Ele é usado nas áreas de periodontia, endodontia, dentística e, principalmente, nas limpezas dentais.
Como funciona o ultrassom odontológico
O aparelho de ultrassom odontológico usa ondas de alta frequência para produzir vibrações que conseguem realizar mudanças nos elementos da nossa boca de acordo com o tipo de vibração, causado pelas diferentes pontas do aparelho, também conhecidas como canetas.
Hoje, no lugar do trabalho manual e mais dolorido das curetas, o ultrassom odontológico utiliza pontas que vibram e ao entrar em contato com o dente fraturam e removem as placas de tártaro, por exemplo. Além disso, essa ação é completada por jatos d’água que são jogados de forma simultânea, evitando o superaquecimento e facilitando a limpeza e a remoção do cálculo.
Atualmente, muitos equipamentos possuem também a função de jato de bicarbonato, que ao ser lançado em alta velocidade no dente, ajuda na limpeza, alcançando áreas de difícil acesso dentro da cavidade bucal.
Tudo isso traz o aumento da eficiência do profissional e redução da fadiga do operador. Além disso, o aparelho também oferece mais conforto por ter o filtro de ar incorporado à drenagem automática.
Principais funções do ultrassom
- Remoção do biofilme
- Remoção do tártaro subgengival e supra gengival
- Limpeza do canal radicular
- Remoção de pinos e restaurações antigas;
- Condensação de amálgama
- Remoção de coroas.
Ultrassom na endodontia
O ultrassom surge como uma alternativa para solucionar os problemas que afetam diretamente a polpa dentária, e, mais especificamente, os canais radiculares. Isso é possível porque os insertos ultrassônicos auxiliam e permitem o acesso à câmara pulpar, otimizando, facilitando e aumentando a eficácia dos tratamentos na região. Outros procedimentos que também podem ser beneficiados com o ultrassom nessa área são: a remoção de nódulos pulpares e a obturação do dente quando ele está cariado.
Vantagens para os pacientes
O uso ultrassom odontológico não traz vantagens somente para os dentistas, mas também para os pacientes. Muitas pessoas ainda têm medo de se sentar na cadeira do dentista. No entanto, o investimento em tecnologia, torna os procedimentos e diagnósticos mais rápidos, precisos e eficiente.
Para a Associação Brasileira de Halitose (Abha), por exemplo, o ultrassom odontológico está entre os mais importantes avanços da área nesse sentido.
Para a entidade, o equipamento tornou o procedimento mais agradável e rápido, principalmente quando combinado aos jatos de bicarbonato, colaborando para maior adesão aos tratamentos e também às consultas preventivas periódicas.
Pingback: Review: Sonic Duo – Saevo – Mogiteq